02. Grumari x Grota Funda

Moderada
0.0 Favoritar
  • 4h00
  • 6.7Km
  • 420 m
  • travessia
Avaliar favoritos

Neste caminho, que conecta o Parque Natural Municipal de Grumari ao Parque Estadual da Pedra Branca, por onde marcharam tropas francesas em 1710, os caminhantes visitam a região costeira, cruzam os campos de restinga de Grumari, próximo à sede do Parque, e passam pelo Morro de Santo Antônio da Bica, rumo à Grota Funda, em meio a bananeiras que se misturam com a vegetação florestal nativa. Perceba o calçamento colonial em pedras tipo “pé de moleque”. No topo dos morros, repletos de bromélias gigantes, pode-se observar a vista da Zona Oeste. Visite o Mirante da Bica ou Gruta da Bica, e abasteça-se de água suficiente para todo o trecho.

Parque Natural Municipal de Grumari, RJ Trajeto

Entrada: Grumari • Grota Funda
No canto oeste da Praia de Grumari, o trecho começa no largo onde a Av. Estado da Guanabara e a R. Prof. Francisca Caldeira se encontram, à esquerda de quem está de costas para o mar.
 
Entrada: Grota Funda • Grumari
Na Estrada da Grota Funda, na esquina com a Av. das Américas, altura do km 2,5, à direita de quem vai no sentido Barra da Tijuca.
 

Horário

*Terça a domingo, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Esse trecho inicial da Trilha Transcarioca pode ser alcançado pelo final da praia de Grumari onde existe a sede Parque Natural Municipal de Grumari (sentido Oeste/Barra de Guaratiba x Leste/Morro da Urca). Também pode ser acessado por quem termina o trecho Barra de Guaratiba x Grumari.

No sentido inverso pode ter seu início na Grota Funda no sentido (Leste/Morro da Urca x Oeste/Barra de Guaratiba).


No terminal Alvorada existem ônibus que vão até a Grota Funda ou no terminal em Piabas.


Para quem deseja caminhar por este trecho, é aconselhável planejar o resgate por algum veículo quando o término da caminhada for em praia de Grumari.

Comentários
    x