12. Bom Retiro x Cova da Onça

Moderada
0.0 Favoritar
  • 4h00
  • 6.2Km
  • 940 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Situado no coração do parque, o percurso atravessa uma série de morros, como o do Archer (em homenagem ao major Gomes Archer, que coordenou os trabalhos de reflorestamento, no século XIX), o Bico do Papagaio, o Morro da Cocanha e Castelos da Taquara, com mirantes, grutas – como a do Navio e do Papagaio – e rios. Sobre um deles, a travessia é feita pela ponte pênsil, um dos principais atrativos deste trecho. Atravesse com cuidado e respeite as regras de segurança. O esforço para percorrer o trecho de trilha íngreme que leva ao topo do Bico do Papagaio é recompensado pela bela paisagem vista do seu cume. Nas proximidades do Centro de Visitantes, oriente-se pela sinalização da trilha pintada no asfalto.

Parque Nacional da Tijuca, RJ Trajeto

Entrada: Bom Retiro • Cova da Onça
No Largo do Bom Retiro, onde fica o estacionamento, entre à direita da guarita. Caminhe por 370 m para alcançar a trilha principal em direção ao Bico do Papagaio.
 
Entrada: Cova da Onça • Bom Retiro
O trecho começa na trilha de acesso à ponte pênsil, ao lado do Centro de Visitantes da Floresta da Tijuca.

Horário

*Todos os dias, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Esse trecho pode ser alcançado Pelo largo do Bom Retiro, na Floresta da Tijuca a partir da praça Afonso Viseu (entrada principal do setor Floresta). São 3. km pela estrada da Cascatinha até o Largo do Bom Retiro que pode ser feito de veículo próprio ou taxi e depois por trilha mais 370 metros até encontrar a Trilha Principal da Trilha Transcarioca.

Para quem já vem caminhando pela Trilha Principal vindo do sentido Oeste (Represa dos Ciganos, Pico da Tijuca) é só continuar na trilha Principal pegadas amarelas/base preta na direção da Cova da Onça.

Na outra direção, sentido leste x Oeste, pode-se acessar a partir da trilha de acesso a Cova da Onça onde existe a ponte pêncil. O ideal é que tenha início no Centro de Visitantes no Setor Floresta e deste ponto ir se orientando pelas pegadas pretas/base amarela no sentido Leste-Morro da Urca x Oeste-Barra de Guaratiba.
 

Comentários
    x