19. Paineiras / Corcovado x Parque Lage

Moderada
0.0 Favoritar
  • 2h00
  • 4.5Km
  • 530 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Conhecida internacionalmente por conectar dois dos maiores atrativos da cidade, a trilha foi recentemente modificada para receber melhor o fluxo de visitantes e se adequar às normas de conservação recomendadas. Com a alteração de traçado, o percurso ficou um pouco mais extenso, porém mais suave para quem caminha. O visitante cruza cachoeiras e passa boa parte do tempo sob a proteção da mata fechada, mas algumas janelas se abrem no caminho com vistas para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro dos Cabritos e o vale do rio Cabeça, em um novo mirante com vista para a Serra da Carioca. Para as subidas/descidas mais íngremes, degraus metálicos foram instalados para dar mais segurança. O bate-e-volta para o Cristo Redentor é um programa imperdível, mas atenção ao trânsito de veículos no trecho de asfalto entre as Paineiras e o Corcovado.

Fotos: Rafael Duarte e Marcello Cavalcanti    

Parque Nacional da Tijuca, RJ Trajeto

Entrada: Paineiras/Corcovado • Parque Lage
Na entrada do novo Centro de Visitantes das Paineiras (antigo Hotel Paineiras), pegar trilha entre a lanchonete e o estacionamento. Na trilha principal, seguir à esquerda.
 
Entrada: Parque Lage • Paineiras/Corcovado
Da entrada do Parque Lage (Rua Jardim Botânico, no 414), siga à direita da sede por 200 m até as grutas. Em mais 300 m, entre à direita da guarita de pedra.

Horário

*Todos os dias, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h

Contato
como chegar?

Este trecho pode ser alcançado por trilha (continuação do trecho Primatas x Paineiras/Corcovado no sentido oeste x leste (Barra de Guaratiba x Pão de Açúcar) seguindo as pegadas amarelas/base preta ou pela trilha oriunda do Parque Lage sentido leste x oeste (Pão de Açúcar x Barra de Guaratiba), seguindo as pegadas pretas/base amarela). Há também a possibilidade de ir com um veículo pela estrada do Redentor iniciando no bairro Jardim Botânico ou do Alto da Boa Vista até o antigo hotel Paineiras, atual Centro de Visitantes Paineiras ou pela estrada das Paineiras vindo do bairro Cosme Velho até às Paineiras.

Iniciando no sentido Leste x Oeste, o caminho mais utilizado é a subida pelo Parque Lage situado na rua Jardim Botânico nº 414. Há várias linhas de ônibus vindo de vários bairros da cidade que passam pela porta do Parque. Taxis e demais veículos particulares também têm acesso fácil ao Parque.

Comentários
    x