Açude Camorim

Moderada
0.0 Favoritar
  • 1h30
  • 3.25Km
  • 436 m
  • trilha
Avaliar favoritos

A trilha do Açude Camorim reserva surpresas para o trilheiro que se aventura pelo seu trajeto, a começar pela barragem que dá nome à trilha, construída em 1908 e com surpreendentes 18 metros de profundidade e 210 mil metros cúbicos de volume. O banho nestas águas, no entanto, não é permitido, já que o açude abastece a região da zona oeste. Guarde a vontade de se refrescar para as cachoeiras do Camorim e Véu da Noiva.

Atenção: leve um repelente. “Camorim” tem seu nome  derivado do Tupi “CAMURY”: CA (Mata) e MURY (mosca ou mosquitos), ou seja, “mata com muitos mosquitos”.

O passeio acontece dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, o maior parque natural urbano do mundo, com 12.500 hectares - como base de comparação, trata-se de quase o triplo do Parque Nacional da Tijuca. O caminho, de 3 km de extensão, preserva a vegetação remanescente da Mata Atlântica, com Jequitibás de mais de 300 anos. A fauna é outra atração, sendo possível avistar macacos-pregos e preguiças.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha para o Açude do Camorim começa ao lado do centro de visitantes; é uma subida sombreada, leve e bem marcada, com um desnível de cerca de 300 metros. Ao longo do caminho, você passará por riachos e mirantes e em cerca de 1 hora e 10 minutos chega ao Açude do Camorim.

Horário

*8 às 17hs

Contato
como chegar?

O bairro do Camorim fica próximo a Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.


Ônibus: As linhas 348 e 368, ambas Castelo x Rio Centro, fazem parada no início da Estrada de Camorim. Use como referência a Escola Municipal Des. Ney Palmeiro. A estrada tem aproximadamente 3 km de extensão.


Carro:
Vindo pelo Recreio: Saindo da Avenida das Américas, pegue a Avenida Salvador Allende em direção ao Rio Centro. Antes de chegar ao Parque dos Atletas entre à esquerda para pegar a Estrada dos Bandeirantes e siga em direção à Curicica.


Para chegar a esta Trilha siga pela Estrada do Camorim até o Parque da Pedra Branca – Núcleo Camorim.

Comentários
    x