Caminho D. Pedro Augusto

Passeio
5.0 Favoritar
  • 20min
  • 630m
  • 503 m
  • circuito
Avaliar favoritos

O Caminho de Dom Pedro Augusto já foi o cantinho preferido de uma figura ilustre da história brasileira. A Imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro, escolhia esta região para receber membros da corte e nobres. Os jequitibás e paus de ferro do caminho encantaram a imperatriz, que tinha uma educação naturalista formada nos seus tempos na Áustria.

O trajeto possui excelente acessibilidade a cadeirantes e deficientes visuais, com informações sobre a flora escritas em braile. É também curta e pouco elevada.

A natureza exuberante divide a atenção dos visitantes com imperdíveis construções de estilo romântico do século XIX. A trilha possui uma das raras fontes criadas pelo filantropo inglês Richard Wallace, ornada com mulheres em vestes gregas, representando as quatro virtudes eternas: a Bondade, a Caridade, a Sobriedade e a Simplicidade. Por fim, ao longo da trilha há uma ponte de pedra projetada por Auguste Glaziou, o mesmo paisagista francês que desenhou o Passeio Público, no centro do Rio.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

O caminho D. Pedro Augusto tem 630m de extensão e uma pequena elevação de 4 metros. A trilha faz parte da proposta de implantar percursos acessíveis e atividades que contribuam para o desenvolvimento físico-motor, cultural e recreativo de portadores de necessidades especiais. 

Horário

*8 às 17hs (até ás 18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Praça Sans Peña e de lá pegar um ônibus em direção para a Barra da Tijuca (linhas 341, 302, 345). Saltar na  Praça Afonso Viseu que fica próxima ao número 4575 e em frente a entrada principal da Parque Nacional da Tijuca. Ao entrar, caminhar pela rua principal até o Jardim dos Manacás.  


Carro: A entrada do Parque Nacional da Tijuca fica no Alto da Boa Vista, em frente a Praça Afonso Viseu. Ao entrar, seguir pela rua principal até o Jardim dos Manacás.

Comentários
    x