Costão do Itacoatiara

Leve
0.0 Favoritar
  • 1h30
  • 1.7Km
  • 217 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Tire um dia para dividir a esplendorosa natureza da Praia de Itacoatiara entre surfistas, escaladores e trilheiros. A beleza da região certamente recompensará a visita de todos, principalmente a você que pretende se aventurar nesta trilha de curta duração e de caminhada agradável.

 

O bairro de Itacoatiara só começou a ser ocupado na década de 1940. A eletricidade só chegou em 1958 e a urbanização só foi concluída em 1970, quando um morador, diretor do Jardim Botânico de Niterói, realizou a arborização das ruas, batizadas com nomes de árvores e flores.


O Costão do Itacoatiara é também conhecido como Morro do Tucum. A entrada da trilha fica no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca, situado próximo ao canto esquerdo da praia. Na subida, além da vista que se estende por todos os lados, preste atenção à vegetação: orquídeas, bromélias, cactos e palmeiras se agarram à pedra. Do topo, a oeste, é possível observar o Morro das Andorinhas, a Pedra do Cantagalo, a região oceânica de Niterói e as montanhas da cidade do Rio de Janeiro. A nordeste ficam a Pedra do Elefante, a Agulha Guarischi  e as pedras da Enseada do Bananal.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha é bem marcada, de curta duração e possui degraus e corrimãos em alguns trechos. Boa parte do trajeto é íngreme e feito pela rocha, por isso  não é aconselhável subir em dias chuvosos.

Horário

*8h as 17h (18h no verão)

Contato
como chegar?

Ônibus: A principal linha de ônibus partindo do centro de Niterói (ao lado das Barcas) é a 38 – Itaipu x Centro, sentido Itaipú, na região oceânica. Saltar na Estrada de Itacoatiara, antes de o ônibus fazer o retorno, e seguir a pé, pelo Bairro de Itacoatiara até a Rua das Rosas, onde fica o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca.


Carro: Na cidade de Niterói, seguir placas para a região oceânica, Praia de Itacoatiara. Estacionar o carro nas proximidades da praia, no canto esquerdo. Seguir até a Rua das Rosas, onde fica o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Comentários
    x