Mirante do Caeté

Leve
5.0 Favoritar
  • 30min
  • 800m
  • 130 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Paraíso dos surfistas, a área de proteção ambiental da Prainha, onde fica o Mirante do Caeté, é um recanto de fácil acesso na cidade do Rio de Janeiro com contato direto com a vegetação de restinga e alagados, além de costões rochosos que protegem a praia. A sensação é de reencontrar o Rio de Janeiro como ele era há muitos séculos, como o nome sugere - “Caeté”, em Tupi, significa “mata virgem”.. A flora da região reserva Pau-Brasil, Figueiras, Canelas, Palmiteiros, Bromélias e Orquídeas. Animais também são facilmente encontrados lá,como Preguiças, Maritacas, Tiribas e Sanhaços, além de Lagartos e Borboletas Azuis. O animal símbolo do Parque é a tartaruga verde, espécie ameaçada de extinção, mas frequentemente vista pelos banhistas nas águas da Prainha.

Repare na cadeia de montanhas da Pedra da Gávea. Muitos dizem que se parece com o nariz de um homem deitado, apelidado de “gigante adormecido”.

Por pouco tanta beleza foi por água abaixo. O parque foi criado por iniciativa dos surfistas e frequentadores do local em oposição ao projeto de construção de um condomínio residencial e hoteleiro no recanto natural. Após um longo processo a Secretaria de Meio Ambiente inaugurou o Parque Ecológico.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha é bem sinalizada e possui o caminho e bifurcações bem definidas. A subida exige pouco esforço, porém o mirante bastante exposto ao sol.

Horário

*8 às 17hs (até às 18hs no verão)

Contato
como chegar?

Ônibus: Não existe transporte público até o local, nesse caso, o ideal é pegar um ônibus até o recreio dos Bandeirantes, saltar no ponto mais próximo da Estrada do Pontal e ir caminhando cerca de 30 minutos até a Prainha.


Carro: No Recreio dos Bandeirantes, seguir pela Estrada do Pontal até o Parque Natural Municipal da Prainha. O local possui estacionamento.


Dentro do Parque há placas sinalizando o início da trilha.

Comentários
    x