Morro da Babilônia

Leve
5.0 Favoritar
  • 40min
  • 1.2Km
  • 200 m
  • circuito
Avaliar favoritos

Para além das paisagens, do Morro da Babilônia é possível ver os contrastes do Rio de Janeiro. Essa trilha traz uma boa oportunidade de conhecer o estilo de vida de uma comunidade carente de recursos, mas rica em belezas naturais - o Chapéu Mangueira e o próprio Morro da Babilônia. Ali, são os próprios moradores da região que realizam o reflorestamento da área e o guiamento para a trilha.

Em 2013, a área passou a fazer parte do Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca.

A trilha também é rica em história. O topo do Morro da Babilônia era uma área militar estratégica no controle da entrada de embarcações na Baía de Guanabara. Ainda existem algumas casamatas para observação construídas na época da 2ª Guerra Mundial, quando o Brasil foi ameaçado por ataques de submarinos nazistas. Outras ruínas são ainda mais antigas, provavelmente da mesma época do Forte do Leme (1722).

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha se inicia na Rua da Caixa D’agua, logo depois de uma igreja. É sinalizada e possui o trajeto bem definido. O caminho possui vários mirantes com deslumbrantes vistas da cidade. No topo do morro, há o mirante do telégrafo com uma vista panorâmica da enseda de Botafogo.

Horário

*2ª - 6ª das 9 às 17hs"

Contato
como chegar?

O Morro da Babilônia está situado no Bairro do Leme na Zona Sul da cidade.


Metrô / Ônibus: A Estação de Metrô mais próxima é a Cardeal Arco Verde em Copacabana. De lá é possível ir caminhando até o Leme. Outra opção é ir de ônibus até a Praia do leme. A ladeira de acesso a comunidade fica na Rua Gustavo Sampaio. 


Carro: Seguir de carro até o Leme. A Rua Gustavo Sampaio possui estacionamento, mas é mais fácil encontrar uma vaga na Praia do Leme e ir caminhando para a entrada da comunidade, que é bem próxima.

Comentários
    x