Morro do Archer

Leve
5.0 Favoritar
  • 40min
  • 1.2Km
  • 817 m
  • trilha
Avaliar favoritos

A visita ao Morro do Archer é uma bela forma de entrar em contato com a história da Floresta da Tijuca. Ocupada no início do séc. XIX por nobres e estrangeiros que chegavam à cidade fugindo das guerras napoleônicas, o Alto da Boa Vista oferecia um clima ameno aos novos ocupantes  Lá introduziram o plantio de café, que, em pouco tempo, devastou as matas da Tijuca. Os mananciais da região então secaram, agravando o problema de abastecimento de água da cidade, o que foi uma das razões do reflorestamento.

O Morro do Archer possui 817 m de altitude, e de lá se tem uma bela vista do Pico da Tijuca.

Em 1861, Manoel Gomes Archer, engenheiro e major da guarda nacional, recebeu  de D. Pedro II a tarefa de dirigir o processo de reflorestamento da Tijuca. Em pouco mais de 10 anos, com o auxilio de 6 escravos e alguns assalariados, foram plantadas mais de 100.000 mudas. Já se passaram mais de 150 anos e a Floresta reúne espécies nativas da Mata Atlântica e outras exóticas, introduzidas no reflorestamento. Tente imaginar, ao caminhar nessa trilha, o tamanho do trabalho que os escravos tiveram à época.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha até o Morro do Archer começa no Bom Retiro, mesmo local de início das trilhas do Pico do Papagaio e Pico da Tijuca. Na primeira bifurcação, siga o caminho que leva ao Pico do Papagaio e Cocanha. A partir daí, fique atento à primeira bifurcação à esquerda, quando começa a subida do pico em si. Em mais vinte minutos você chega ao topo.

Horário

*8 às 17hs (18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Praça Sans Peña e de lá pegar um ônibus em direção para a Barra da Tijuca (linhas 341, 302, 345). Saltar na  Praça Afonso Viseu que fica próxima ao número 4575 e em frente a entrada principal da Parque Nacional da Tijuca. Ao entrar, caminhar pela rua principal até o Bom Retiro.


Carro: A entrada do Parque Nacional da Tijuca fica no Alto da Boa Vista, em frente a Praça Afonso Viseu. Ao entrar, seguir pela rua principal até o Bom Retiro. O local possui estacionamento. 

Comentários
    x