Parque Marapendi

Passeio
0.0 Favoritar
  • 40min
  • 950m
  • 5 m
  • trilha
Avaliar favoritos

No Parque Marapendi, é a diversidade de fauna e flora o que impressiona. Com bastante vida silvestre, abriga caranguejos, jacarés-de-papo-amarelo e garças, facilmente avistados. Com sorte e atenção até preguiças dão as caras.  Possui duas trilhas muito simples de serem percorridas. Próximo à sede do Parque você pode seguir outro pequeno caminho que dá acesso à Lagoa de Marapendi.

O Parque conta com playground e áreas para piqueniques, rendendo um bom programa para crianças. Para ver os animais do lugar, o fim da tarde é um bom horário, mas tem uma desvantagem: os mosquitos. Leve repelente!

A vegetação se divide entre o mangue e a restinga. No mangue as plantas crescem em meio a água doce e salgada. Para sobreviver nesse tipo de terreno, as plantas têm rizóforos, caules auxiliares que as sustentam, e pneumatóforos, raízes expostas que ajudam a respiração vegetal. A restinga, por sua vez, é composta por faixas de areia e terra que podem ser cobertas pela maré cheia. Ali, em meio a condições difíceis, arbustos e pequenas árvores ajudam a manter as últimas dunas existentes na praia da Barra da Tijuca.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

O Parque possui duas trilhas, a Jacumba com 400 m de extensão e a Borboleta com 950 m. Ambas são muito fáceis e bem sinalizadas. Ideal para um passeio com a família.

Horário

*8 as 17hs

Contato
como chegar?

Metrô/ Ônibus: A Estação mais próxima do Metrô fica na Barra da Tijuca. A partir desse bairro, pegar o BRT Pingo D’Água até a Salvador Alende e lá caminhar cerca de 15 minutos até a entrada do Parque.


Carro: O melhor caminho é seguir pela Praia da Barra em direção ao Recreio. Passar por toda a orla da Reserva, e ao chegar no Recreio, virar a primeira rua a direita. O Parque fica do lado direito.

Comentários
    x