Pedra do Conde

• 819 m
  • trilha
Avaliar favoritos

A trilha é mais uma excelente opção para se percorrer no Parque Nacional da Tijuca, com início em um ícone da região: a Capela Mayrink, construída em 1855 e restaurada em 1944, quando recebeu quadros de Portinari. O trajeto possui também atrativos geológico. Durante o percurso, você vai encontrar um tipo de vegetação adaptada ao solo pobre, composto praticamente por pequenas pedras de quartzito, um tipo de rocha presente apenas em algumas partes do Rio de Janeiro.

No fim da trilha, numa altitude de 819m, você poderá avistar a vertente norte da Serra da Carioca, Pedra Bonita, Pedra da Gávea,  Pico do Grajaú, Andaraí Maior, Pico da Tijuca, Tijuca Mirim e outras montanhas da floresta.

A Pedra do Conde tem esse nome em homenagem a Aymar Marie Jacques Gestas, fazendeiro e comerciante de frutas, vinhos, café e licores exóticos do início do séc. XIX. O Conde foi o introdutor do plantio de café, que em algumas décadas devastou a floresta da Tijuca, levando ao seu replantio há 150 anos.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

Chegue ao playground pela escadinha à direita da Capela Mayrink. A trilha inicia-se junto as churrasqueiras, próximas a mata. Em um ponto da subida, há uma encruzilhada tripla em que você deve seguir à esquerda. Após um longo trecho, há uma bifurcação: siga à direita e a trilha se tornará mais íngreme e sinuosa, faltando pouco para chegar ao cume.

Horário

*8 às 17hs (até às 18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Praça Sans Peña e de lá pegar um ônibus em direção para a Barra da Tijuca (linhas 341, 302, 345). Saltar na  Praça Afonso Viseu que fica próxima ao número 4575 e em frente a entrada principal da Parque Nacional da Tijuca. Ao entrar, caminhar pela rua principal até a Capela Mayrink.

Carro: A entrada do Parque Nacional da Tijuca fica no Alto da Boa Vista, em frente a Praça Afonso Viseu. Ao entrar, seguir pela rua principal até a Capela Mayrink.