Pedra do Quilombo

Semi-pesada
0.0 Favoritar
  • 2h30
  • 3.5Km
  • 735 m
  • trilha
Avaliar favoritos

A tradição oral dos antigos moradores reporta a existência, nesta serra, de um quilombo que teria se dispersado após a abolição da escravatura em 1888. Alguns proprietários dos sítios que ainda estão em atividade na área seriam descendentes de quilombolas. Com a decadência da cana e do café, gradualmente, a região foi ocupada por agricultura de subsistência, e até hoje parte da produção de banana, caqui e aipim é escoada por burros de carga, como antigamente.

A baixada de Jacarepaguá já foi conhecida como a planície dos onze engenhos, por concentrar grande parte da produção de açúcar no Rio nos séc. XVII e XVIII, baseada em mão de obra escravizada.

Essa trilha oferece uma das vistas mais bonitas do Parque da Pedra Branca. Inclui a vegetação do maciço da Pedra Branca, a Barra da Tijuca, a baixada de Jacarepaguá e o Gigante Adormecido que é formado pelas montanhas do Maciço da Tijuca. Em um dia limpo, é possível avistar a Serra do Tinguá e a Serra dos Órgãos.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha exige preparo físico e experiência na orientação e em seu percurso. Na primeira etapa, o caminho é bem marcado, por ser muito utilizado por agricultores. A segunda etapa começa após um bananal, é pouco sinalizada e íngreme. Na fase final, você enfrentará uma rápida escalaminhada.

Horário

*8 às 17hs

Contato
como chegar?

O acesso a trilha se dá pela Estrada do Pau da Fome, Taquara, onde fica uma das sedes do Parque.


Metrô/Ônibus: Pegar um ônibus até o Largo da Taquara. De lá existem opções de vans que deixam na Est. Do Pau da Fome.


Carro: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.

Comentários
    x