Pico da Pedra Branca

Pesada
0.0 Favoritar
  • 4h30
  • 7.3Km
  • 1025 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Apesar de ser o ponto mais alto do Rio, numa altura de 1025 m, o Pico da Pedra Branca não é famoso por sua vista. A formação - que só é maior que o Pico da Tijuca por causa de uma pedra de 3 metros de altura em seu cume - é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém, de cima da rocha, é possível avistar parte dos bairros de Campo Grande, do Maciço Gericinó-Mendanha, Baixada Fluminense, Vargem Grande, Recreio e Restinga da Marambaia. Ao longo da trilha,  aprecie a mata Atlântica, os mirantes naturais, rios cristalinos e cachoeiras.

O pico fica numa das maiores áreas de preservação ambiental em perímetro urbano do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca, com 12.500 hectares e 12 mananciais que abastecem a cidade.

Um dos pontos de interesse da trilha é a Casa Amarela, construída nos anos 1920. A casa simples, de estilo colonial, é um testemunho de como viviam os pequenos agricultores de Jacarepaguá. No séc. XX, com a criação do Parque, apenas as construções abaixo de 100 m de altitude foram mantidas na área e os caminhos para escoamento das mercadorias tornaram-se as trilhas atualmente usadas no Parque.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

A trilha é pouco sinalizada e tem várias bifurcações, a orientação exige atenção. É uma longa caminhada, com trechos de grande aclive. Você precisará de preparo físico e experiência em trilhas. O caminho para o Pico da Pedra Branca começa na sede do Parque, no fim da Estrada do Pau da Fome, em Jacarepaguá. Esta trilha passa pela Casa Amarela, sobe até entrar na Travessia Hervê Muniz e dirige-se ao cume.

Horário

*8 às 17hs

Contato
como chegar?

O acesso a trilha se dá pela Estrada do Pau da Fome, Taquara, onde fica uma das sedes do Parque.


Metrô/Ônibus: Pegar um ônibus até o Largo da Taquara. De lá existem opções de vans que deixam na Est. do Pau da Fome.


Carro: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.

Comentários
    x