Pico da Tijuca / Mirim

• 1021 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Esta trilha é um dos marcos do ecoturismo no Rio de Janeiro. O relato mais antigo da existência dessa trilha data de 1853 e a primeira sinalização para auxílio aos montanhistas foi feita em 1885. 117 degraus de pedra compõem a etapa final da trilha, cuja história possui diferentes versões. Uma hipótese envolve a visita do Rei Alberto da Bélgica ao Brasil em 1920 a convite do então Presidente Epitácio Pessoa. O Rei apreciava o estilo de vida ao ar livre da cidade, tomava banhos de mar e, em toda a oportunidade que o protocolo permitia, buscava aproximar-se da natureza. Em um de seus passeios  o monarca foi até a Floresta da Tijuca após um período de chuvas e acabou por subir o Pico, para desespero da sedentária comitiva que o acompanhava. Dizem as lendas que, por ser montanhista, o Rei achou uma afronta a construção de uma escada e não a usou para chegar ao topo, deixando toda a elite local para trás, boquiaberta.

O Pico da Tijuca, numa altitude de 1.022m, é o primeiro ponto mais alto da Floresta da Tijuca e o segundo mais alto do Rio. De lá, toda a cidade pode ser vista.

Numa bifurcação a partir da trilha principal para o Pico da Tijuca você pode chegar a um pico menor, o Tijuca-Mirim, com altitude de 917m e também muito bonito. Pode ser uma opção para aqueles com menor condicionamento físico pois é mais leve que o resto da trilha para o Pico da Tijuca.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

Partindo do Largo do Bom Retiro, a trilha é bem sinalizada e de esforço físico moderado, com alguns trechos íngremes. A partir da bifurcação que leva à trilha do Tijuca-mirim, a subida se torna mais íngreme, aumentando a demanda física até chegar à escadaria. Subindo os degraus, você já está no Pico.

Horário

*8 às 17hs(até às 18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Praça Sans Peña e de lá pegar um ônibus em direção para a Barra da Tijuca (linhas 341, 302, 345). Saltar na  Praça Afonso Viseu que fica próxima ao número 4575 e em frente a entrada principal da Parque Nacional da Tijuca. Ao entrar, caminhar pela rua principal até o Bom Retiro.

Carro: A entrada do Parque Nacional da Tijuca fica no Alto da Boa Vista, em frente a Praça Afonso Viseu. Ao entrar, seguir pela rua principal até o Bom Retiro. O local possui estacionamento.