Praias da Ponta de Guaratiba

Moderada
0.0 Favoritar
  • 2h00
  • 4.1Km
  • 93 m
  • trilha
Avaliar favoritos

Um tesouro para quem busca aventura, ocultas pelo Morro de Guaratiba e bastante distantes do centro do Rio de Janeiro, as praias de Búzios, Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno são praias selvagens. Por estarem na área do Parque Estadual da Pedra Branca - Reserva Biológica de Guaratiba, são tombadas e até mesmo o camping é proibido. A trilha começa no fim da Barra de Guaratiba e percorre as 5 praias. No caminho, há uma bifurcação que leva à Pedra da Tartaruga, com uma visão panorâmica da Ilha Rasa e das praias.

Algumas empresas oferecem rapel do alto da Pedra da Tartaruga.

No passado, foram o cenário de uma invasão francesa, liderada pelo corsário Jean-François Duclerc. O primeiro ataque ao Rio foi rechaçado pelas fortalezas na entrada da Baía de Guanabara, fazendo com que Duclerc se dirigisse a Ilha Grande, onde saqueou engenhos de açúcar. Na volta, desembarcou com 1000 homens nas praias da ponta de Guaratiba. As forças de Portugal defenderam a cidade e Duclerc terminou assassinado pelo oficial da guarda que o mantinha sob custódia, presumidamente por se envolver com a esposa do mesmo. Anos depois, Duguai-Trouin, outro corsário francês, alegando direito de vingança, conseguiu passar pelas fortalezas e tomou a cidade, causando muitas mortes e impondo um pesado resgate.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

O acesso se dá dentro de uma colônia de pescadores em Barra de Guaratiba. Após percorrer escadas e pequenas estradas na comunidade, chega-se ao início da trilha. O percurso é leve, sem desnível acentuado e de fácil orientação, porém bastante exposto ao sol.

Horário

*8 às 17hs (18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô/Ônibus: A linha de ônibus Marambaia-Castelo (874A) leva até a Barra de Guaratiba. Saltar no ponto final e subir a ladeira no final da praia.


Carro: Seguir pela orla até o final da Praia de Grumari e subir a serra a direita até chegar a Estrada Burle Marx. Virar a esquerda e seguir até o final, onde está situada a Praia de Barra de Guaratiba. Subir a ladeira no final da praia.

Comentários
    x