Trilha da Pedra da Gávea

Pesada
5.0 Favoritar
  • 3h00
  • 1.67Km
  • 842 m
  • trilha
Avaliar favoritos

A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo, chamado assim pela semelhança com a gávea, cesto para observação situado no mastro das caravelas portuguesas. Conhecida como a cabeça do imperador, o lado da Pedra oposto ao mar, aparenta o formato de um rosto, e por isso era chamada pelos índios de "Metaracanga", a cabeça enfeitada.

Os 842m de altura da Pedra dão uma visão belíssima de toda a orla carioca, entre a Zona Sul e a Zona Oeste, e permite observar as montanhas da Floresta da Tijuca.

A trilha para a Pedra da Gávea é a que reúne maior número de lendas. A primeira surgiu no séc. XIX,  quando um grupo de pesquisadores do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) encontrou marcas na rocha, interpretadas como resquícios de inscrições fenícias antiquíssimas. As inscrições foram até mesmo traduzidas e o local passou a ser apresentado por alguns como as ruínas de uma esfinge. Além disso, há alguns que defendem ser a Pedra da Gávea um portal para outras dimensões, entrada para cidades subterrâneas e local de visita de discos voadores. Apesar de tantas lendas, vale lembrar que a erosão é uma explicação bem mais razoável para a Cabeça do Imperador e para as marcas nas vertentes da montanha.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

É uma trilha pesada e longa. Embora possua alguns pontos de referência durante o trajeto, a constante erosão do terreno, a dificuldade de orientação e a grande demanda física, tornam indispensável a companhia de guias experientes. Seu ponto crítico é a carrasqueira, um paredão de pedra, quase reto, que é transposto com auxílio de pés e mãos.

Horário

*8 às 17hs (até às 18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Jardim Oceânico ou de ônibus até o início da Barra da Tijuca. Seguir para a Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca). A melhor opção é pegar um táxi até o final da Rua Sorimã, ou fazer uma longa caminhada até o início da trilha.


Carro: Vindo da Zona Sul, ao chegar na Barra da Tijuca, entrar na primeira rua a direita em direção a Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca). O acesso a trilha fica no final da Rua Sorimã e há estacionamento.

Comentários
  • Guia

    GUARACI DE FREITAS

    Essa é a melhor trilha do Rio A mais desafiadora de todas que subi, seu grau de dificuldade entra no seu ponto máximo na famosa carrasqueira mas com calma consegue transpor. A vista dela quando chega é magnífico. Vale a pena!!!! Abraços

    23/09/2017
  • Guia

    Leiliane França

    A trilha realmente é pesada e necessita de um preparo fisico e muita força de vontade! Eu fui pela P4 e passei na garganta do céu e depois desci pela carrasqueira! A visão é fantástica e o contato com a natureza é renovador! Vale muito fazer esta trilha e farei novamente.

    25/07/2017
  • Guia

    Marco Thadeu Gaspar Dias

    qual a altura da escalada e qual real nível de dificuldade..precisa de equipamento de escalada??como funcionam os guias...quero muito ir mais pro fim do mês

    03/05/2017
    Ver todos
    x