Trilha da Pedra da Gávea

Pesada
5.0 Favoritar
  • 3h00
  • 1.67Km
  • 842 m
  • trilha
Avaliar favoritos

A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo, chamado assim pela semelhança com a gávea, cesto para observação situado no mastro das caravelas portuguesas. Conhecida como a cabeça do imperador, o lado da Pedra oposto ao mar, aparenta o formato de um rosto, e por isso era chamada pelos índios de "Metaracanga", a cabeça enfeitada.

Os 842m de altura da Pedra dão uma visão belíssima de toda a orla carioca, entre a Zona Sul e a Zona Oeste, e permite observar as montanhas da Floresta da Tijuca.

A trilha para a Pedra da Gávea é a que reúne maior número de lendas. A primeira surgiu no séc. XIX,  quando um grupo de pesquisadores do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) encontrou marcas na rocha, interpretadas como resquícios de inscrições fenícias antiquíssimas. As inscrições foram até mesmo traduzidas e o local passou a ser apresentado por alguns como as ruínas de uma esfinge. Além disso, há alguns que defendem ser a Pedra da Gávea um portal para outras dimensões, entrada para cidades subterrâneas e local de visita de discos voadores. Apesar de tantas lendas, vale lembrar que a erosão é uma explicação bem mais razoável para a Cabeça do Imperador e para as marcas nas vertentes da montanha.

RJ, Rio de Janeiro Trajeto

É uma trilha pesada e longa. Embora possua alguns pontos de referência durante o trajeto, a constante erosão do terreno, a dificuldade de orientação e a grande demanda física, tornam indispensável a companhia de guias experientes. Seu ponto crítico é a carrasqueira, um paredão de pedra, quase reto, que é transposto com auxílio de pés e mãos.

Horário

*8 às 17hs (até às 18hs no verão)

Contato
como chegar?

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Jardim Oceânico ou de ônibus até o início da Barra da Tijuca. Seguir para a Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca). A melhor opção é pegar um táxi até o final da Rua Sorimã, ou fazer uma longa caminhada até o início da trilha.


Carro: Vindo da Zona Sul, ao chegar na Barra da Tijuca, entrar na primeira rua a direita em direção a Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca). O acesso a trilha fica no final da Rua Sorimã e há estacionamento.

Comentários
  • Guia

    Franklin Silva

    Show de bola....

    17/03/2017
  • Guia

    Marcos Ferreira

    Excelente trilha. O guia foi muito solícito. Um final de semana para lembrar para sempre.

    09/01/2017
  • Guia

    Vinicius Soares

    Ana Paula Augusto, Sim, em um momento a escalada é obrigatória, nada muito complicado. Com calma e devagar você consegue, olhando pela internet parece ser complicadíssimo mas não é, pode acreditar. Se vc for em grupo, seria interessante levar uma corda, assim todos subiriam mais rápido, dps para descer o pedaço escalado, é que fica um pouquinho mais complicado porque você não vê as marcas de sustentação por onde vc subiu. Mas volto a dizer, com calma e devagar vc consegue tranquilamente.

    26/12/2016
    Ver todos
    x